Para que Serve a Constelação Familiar?

Muito se fala atualmente sobre a Constelação Familiar e sua abordagem dos conflitos familiares. Possivelmente, muitas pessoas acreditam que ela se limita a trabalhar somente conflitos emocionais ligados a pai, mãe, irmãos e filhos, pois parece ser uma conclusão razoável quando pensamos em conflitos familiares.

Entretanto, o campo de atuação da Constelação Familiar tem a capacidade de promover transformações em muitas outras áreas da vida, mesmo que isso não esteja facilmente visível a um primeiro olhar.

Conflitos emocionais de uma maneira geral, mesmo em relação a pessoas do trabalho, amigos ou intrapsíquicos também podem ser trabalhados através da Constelação Familiar. Um quadro de crises de ansiedade pode, inconscientemente, estar profundamente associado a dores emocionais experienciadas por um ancestral, cujos conflitos não resolvidos podem ser passados para seus descendentes como uma forma do próprio sistema familiar tentar se curar e curar os seus membros.

Dores e doenças psicossomáticas podem surpreendentemente ter sua origem em dinâmicas desequilibradas dentro do sistema familiar, como a exclusão de um membro do sistema por ser a ovelha negra da família. Como cada um de nós temos o direito de pertencimento ao sistema familiar, a exclusão de um dos membros do sistema tende a afetar o sistema como um todo e um dos membros pode querer seguí-lo por amor. Essa dinâmica inconsciente pode estar por trás de sintomas psicossomáticos bastante dolorosos. Seguindo essa mesma lógica, problemas de saúde também podem ter relação indireta e inconsciente com dinâmicas do sistema familiar.

Vícios e problemas comportamentais podem ter uma dinâmica familiar oculta regendo-os também, como um dos pais que não é devidamente respeitado e honrado pelo outro, de forma que inconscientemente o filho pode seguir o pai ou mãe desprezado, gerando atritos no seio familiar.

Padrões de repetição familiar e outros tipos de problema familiar podem facilmente estar ligados a conflitos e dinâmicas originados em gerações anteriores e transmitidos inconscientemente para os seus descendentes, de forma que um emaranhado familiar significativo precisa ser solucionado através da Constelação Familiar para que se possa abrir o caminho para a harmonia e o equilíbrio na família.

Questões profissionais e financeiras também podem ser enormemente auxiliadas através do trabalho da Constelação Familiar, por mais surpreendente que isso possa ser. Devido à necessidade de pertencimento à família, o indivíduo pode inconscientemente se autossabotar profissionalmente para permanecer no mesmo nível de prosperidade do restante da família, inclusive por não se sentir merecedor de ganhar mais dinheiro do que seus ascendentes.

Conflitos amorosos e em relacionamentos em geral podem espelhar conflitos de relacionamento presentes entre diferentes membros do sistema familiar, bem como a repetição de padrões de relacionamentos amorosos vivenciados pelos nossos ancestrais, de forma que a liberação desses padrões inconscientes negativos é fundamental para que a pessoa possa respirar aliviada e seguir os seus próprios passos com mais liberdade.

Ficou interessado em saber mais sobre os benefícios da Constelação FamiliarEntre em contato conosco e agende uma sessão para se libertar dos padrões familiares negativos. 

Compartilhe este post:

Recomendamos para você: